sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tríduo Pascal 2008

Quinta-feira Santa – Missa da Ceia do Senhor ( O Lava-pés)

Iniciamos o Tríduo Pascal deste ano com grande participação de pessoas de todas as comunidade da paróquia ressaltando, deste modo, nossa unidade paroquial com a celebração da Ceia do Senhor, o tradicional lava-pés. O Santuário do Coração de Jesus ficou pequeno para tal quantidade de pessoas, mas lembrou muito o grande amor do Sagrado Coração de Jesus que nos chama para estarmos unidos no amor, em amizade, no serviço e oração. Cada organismo, pastoral e entidade de nossa paróquia estiveram representados por seus associados que traziam os respectivos uniformes e opas. É do Coração de Jesus que sai o grande mandado cristão de lavarmos os pés uns dos outros. Esse é o grande sinal eucarístico que o Evangelho de Jesus Cristo escrito por João nos revela. Como lembrou o senhor Padre Vânio da Silva, nosso pároco e presidente desta celebração, esse sinal que foi lembrado na missa da Ceia do Senhor deveria ser a forma como todos os cristãos fossem reconhecidos, pois somente desse modo teremos parte com Jesus. Concelebraram esta Eucaristia os senhores padres Aquilino Antônio dos Santos, Luiz Harding Chang, SJ e Valério Sartor, SJ, que este ano veio nos visitar e ajudar com as celebrações, e os nossos fiéis diáconos Jorge Luiz da Silva e Ricardo José de Souza.







Sexta-feira Santa – As Celebrações nas Comunidade e a Grande Manifestação (procissão e pregação) “Ingleses aos Pés da Cruz”

Na Sexta-feira Santa, conforme a tradição, nós cristãos não celebramos a santa missa, mas nos reunimos para rezarmos juntos os mistérios da paixão do Senhor, rezarmos pelas várias necessidades da Igreja, adorarmos sua cruz redentora e recebermos, da reserva eucarística, o Corpo de Cristo. Em todas as comunidade tivemos celebrações com grande participação de pessoas as quais puderam aprofundar e celebrar os mistérios da nossa redenção. O mistério da cruz de Jesus Cristo nos faz lembrar que também nós devemos carregar nossas cruzes com amor, e vencer nossos sofrimentos, dores, angustias e desolações no amor que está pregado na Cruz de Cristo. Ao cair da tarde, partiram de cada comunidade procissões onde cada pessoa também trazia sua cruz e chegaram juntas ao pátio que está em frente à Floricultura São João, onde contornamos a falta de um grande espaço público em nosso bairro. Com muito ânimo, inspirado por Deus, o senhor Pe. Aquilino António dos Santos proferiu o “Sermão da Cruz”. Lembrando a Cruz de Cristo como um sinal que transforma pessoas, Pe. Aquilino fechou com chave de ouro nossa caminhada cristã. Todos nós, naquela noite fomos um pouco transformados pelo amor de Jesus que brota de sua Cruz.





Sábado Santo – Duas Vigílias Pascias e muitos batizados.

Com a noite do Sábado Santo, a mais bonita das celebrações cristãs do Rito Romano, encerramos nosso Tríduo Pascal. É nesta noite que celebramos e proclamamos nossa fé na ressurreição de Jesus. Em nossa paróquia tivemos duas Vigílias Pascais, uma mais cedo, às 19 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes e uma outra mais tarde no Santuário do Coração de Jesus às 20 horas. Durante muitos anos, os cristãos apenas celebravam batizados na noite do Sábado Santo. Com alegria nós também acolhemos 6 novos cristãos em nossa Igreja e celebramos, junto com eles, nossa ressurreição ao professarmos nossa fé no Cristo.







Nenhum comentário: