sexta-feira, 11 de abril de 2008

Uma Missão... Um Chamado... Uma Vida.

Vocação: dom e chamado para todos!
Hoje entrevistamos nosso Pároco, o Pe. Vânio da Silva, que com sua jovialidade e dinamismo pastoreia este pedaço do Povo de Deus em Florianópolis. Pe. Vânio nasceu no dia 01.12.1978 em Camboriú, SC e entrou muito cedo para o seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Lourdes em Azambuja. Foi ordenado sacerdote no dia 17.05.2003 por Dom Murilo Ramos Krieger. Desde então Deus vem lhe confirmando um chamado que se realiza a cada dia em sua vida sacerdotal.

Blog: Pe. Vânio, que é ser padre ?
Pe. Vânio: Ser padre é ser um homem totalmente consagrado para o serviço de Deus e de seu amado povo.


Blog: Alegrias e realizações de ser padre?
Pe. Vânio: Alegrias: A maior alegria é apostólica. O bom pastor se alegra com uma só ovelha que se volta para Deus. Esta alegria nasce da comunhão com o sacerdócio de Cristo, do qual o sacerdócio cristão faz parte e tem origem. Assim, não são os números que nos dão a maior alegria, mas a qualidade da conversão para Deus de uma só pessoa que seja. Nos alegramos como Jesus se alegra. Da união entre nós padres e Jesus Cristo nasce a nossa alegria, ou seja, participamos de sua alegria pois participamos de seu Sacerdócio.



Blog: Desafios de ser padre no mundo de hoje:
Pe. Vânio: O grande desafio é pessoal... são os meus próprios pecados que apagam o ministério sacerdotal. O desafio, desse modo, está em se santificar para que o nosso ministério seja fecundo. Outro grande desafio, este devido ao contexto brasileiro, é a grande falta de padres em nossas Igrejas. Isso faz com que um padre tenha muitas ovelhas e não podemos atende-las como elas mereceriam.



Blog: Uma mensagem para um jovem que queira se padre:
Pe. Vânio: Na minha vida de padre, todos os dias tenho experimentado que quanto mais generoso eu sou na entrega de minha vida, mais feliz e realizado eu me sinto. O amor e a alegria que permanecem no coração são, justamente, o amor e a alegria que foram entregues e doados aos outros.


Blog: E ser padre nos Ingleses?
Pe. Vânio: É ter a oportunidade de ajudar na construção de uma comunidade que está nos seus primeiros passos. É ter muito trabalho, mas também poder encontrar muitos dinamismos espirituais e evangelizadores numa multidão de corações generosos.


A Porta está aberta...

para um lugar consagrado num mundo sagrado.

Cada cristão, por seu batismo, é chamado...

para levar todos a Deus...
para ser presença em Sua presença...

anunciar o Seu amor e Sua Palavra...

na doação diária de cada dia para todos.

Amém.

Nenhum comentário: