quarta-feira, 25 de junho de 2008

Meditação sobre o amor de Deus

Meditação sobre o Amor de Deus
São Bernardo (1090-1153)

Quereis saber como se deve amar a Deus? Respondo: O motivo do amor a Deus é o próprio Deus e a medida de amá-lo é amá-lo sem medida.

Não amamos a Deus sem sermos recompensados embora não devamos amá-lo pensando em recompensa.O verdadeiro amor não é sem proveito, mas também não é mercenário pois não procura seus próprios interesses. É um movimento do coração, não é um contrato.Não se pode comprá-lo ou adquiri-lo, por meio de um mercado. É espontâneo e nos torna espontâneos como ele. Se alguém ama o outro, subordinando-o, é a si mesmo que ele ama, não ao outro.

No primeiro grau do amor, o homem se ama para si mesmo. Ele é carne e nada sabe julgar fora da carne. Depois, quando começa a perceber que não pode bastar-se a si mesmo, começa a procurar a Deus, pela fé e pelo amor, como um auxílio que lhe é necessário.No segundo grau, o ser humano ama a Deus, mas para si, não ainda por ele. Pouco a pouco, a familiaridade que vai adquirindo e que lhe revela quanto Deus é suave, o faz passar para o terceiro grau, que é amar a Deus, não para si, mas por ele mesmo.

Normalmente,
o homem pára neste estágio. Não sei se haverá alguém, sobre a terra que atinja perfeitamente o quarto grau,em que o homem não se ama a si mesmo a não ser por Deus. Se alguém já o experimentou, que o diga. Para mim, confesso, isto até agora me foi impossível. Mas não duvido que este será nosso quinhão na eternidade.

Nenhum comentário: