segunda-feira, 23 de junho de 2008

Um Coração que muito amou...

Um Coração que muito amou

(O Coração de Jesus - Ir. Venzo, SJ)

Ainda na espiritualidade do Coração de Jesus, padroeiro de nossa paróquia, apresenrtamos a seguir um roteiro de oração preparado pela Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ, que trabalha orientando retiros no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici. Uma boa oração.

a) Procure um lugar calmo e tranqüilo, que favoreça o seu momento de oração. Acalme-se... Respire lenta e profundamente algumas vezes. Vista “o seu coração”, isto é, prepare o seu coração e coloque-se a caminho para o encontro profundo com o Senhor. Invoque o Espírito Santo para que Ele ilumine e conduza este seu encontro.
b) Faça, hoje, sua experiência de oração num lugar muito especial – no Coração de Jesus, aberto pela lança. Este lugar é por assim dizer o “novo templo”, o “novo santuário” da presença de Deus. Entre como você é, com a sua verdade, com toda a confiança... sem medo... a porta está aberta... Sinta o calor e o carinho do abraço acolhedor deste Coração que tanto ama. Se entregue... não coloque resistências... Ele é paz, amor, misericórdia, perdão.

Graça a pedir: - Um coração simples, reto, transparente, sem dobras, sem maldade, que cada dia vá ficando mais parecido com o Coração de Cristo.

Textos para oração: Jo 19, 33-34; MT 11, 28-30.
Leia pausadamente os textos.

1º Ponto:
“Um soldado abriu-lhe o lado com um golpe de lança. Imediatamente jorrou sangue e água.”
O Coração de Jesus é um coração que ama, que se abre aos outros, que acolhe. Na Bíblia a palavra “coração” é a que mais aparece: 834 vezes. A palavra coração designa, mais do que sentimentos, a sede das opções, das decisões, das avaliações.
O coração é o centro da vida afetiva (o coração geme, alegra-se)... é do coração que parte o amor, a capacidade de amar, por isso dizemos que Deus é amor. O coração é o símbolo do amor, da interioridade... O coração de Jesus transpassado é o símbolo máximo do amor que se dá, se entrega é a imagem perfeita de Deus que é amor.
Aí bem juntinho do Coração de Jesus, sinta como Ele pulsa e por quem Ele pulsa... Vai contemplando cada gesto, cada atitude, cada palavra, cada um dos mistérios de sua vida terrestre. Jesus fez questão de revelar-nos a qualidade do seu amor.

“Mas vós quereis que a verdade esteja em mim e a sabedoria me ensinais na intimidade” ( Sl 50/51 ).

2º Ponto:
“Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso... e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração...”
Jesus deseja aliviar a emoção do peso das mágoas... dos rancores... do ódio... dos complexos de inferioridade... dos sentimentos de culpa. Coloque para Jesus os fardos que você carrega... Aquilo que pesa... Converse com Ele ... Ele pode aliviar e ajudar você a carregar. Ele veio para nos ensinar a amar... a perdoar... Ele veio para que todos tenham vida e a tenham plenamente e não pedacinhos de vida.
Jesus tem um coração manso e humilde. Ele viveu conflitos, dificuldades, mas enfrentou-os com a disposição de coração que caracteriza os “mansos”. Enfrentou a força do mal, não fugiu para longe do mundo e dos problemas das pessoas. Jesus tem um coração manso porque se fez pequeno, escolheu o último lugar, pôs-se a serviço das pessoas e assumiu a atitude de escravo. Este é o jugo que ele propõe para os seus discípulos.
Mansa é a pessoa reta, justa, que embora ciente de seus limites, não se exalta, não se enfurece e não agride.
No Coração de Jesus não há lugar para os soberbos, para a empáfia, inveja, opressão, mando, auto-suficiência...
Aproveite este momento para confrontar com Jesus sua vida... a quantas andam sua humildade e mansidão... Suplique algumas vezes: “Jesus manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso”.
Recorde “saboreando internamente” as palavras ... as frases... procurando escutar o que Jesus lhe fala ao coração. Expresse ao Senhor também este desejo:
Senhor Jesus, concede-me por tua bondade, misericórdia e compaixão um coração manso e humilde parecido com o teu. Acolha-me na tua escola para que eu aprenda contigo a amar, a ser bondoso/a, a perdoar de coração, a não ser surdo/a ao grito dos irmãos, a construir a paz, a ter uma palavra de ânimo e incentivo aos tristes e desanimados, a cantar sempre as tuas maravilhas, mesmo que faça escuro em meu caminho. Amém.

c) Terminada a oração, faça o seu agradecimento e louvor ao Coração de Jesus pelos momentos passados em sua companhia, no seu Coração, pelas iluminações, luzes e graças experimentadas nesta oração e conclua rezando o Pai-Nosso.

Nenhum comentário: