quarta-feira, 25 de junho de 2008

Contemplando o Coração do Senhor

(icone: Santíssima Trindade, Cláudio Pastro)

O Pe. Raul Paiva, SJ preparou há algum tempo este roteiro de oração tirado do livro dos Exercícios Espirituais que mostra como Santo Inácio conduzia o retirante a contemplar o coração do Senhor. Ao se colocar em oração prepare um lugar, ascenda uma vela, marque um tempo para iniciar e para acabar, tranquilize-se, respire profundamente algumas vezes, leia o roteiro todo, considere a história, o local, e peça a graça desejada. Calmamente vá refletindo e contemplando cada ponto. Ao final faça o colóquio com o Senhor como um amigo fala ao outro amigo. Termainada a oração, sugiro que anote aquilo que mais lhe marcou neste momento com o Senhor. Segue abaixo o roteiro do Pe. Paiva. Os números entre colchetes referem ao parágrafo do texto dos Exercícios Espirituais.

1º Preâmbulo, a história: aqui será como, ao longo dos Exercícios, Inácio nos leva a contemplar o amor encarnado de Nosso Senhor Jesus Cristo, cujo símbolo natural é o Sagrado Coração. Como escreveu Pe. Arrupe: O símbolo natural do amor é o Coração. Daqui se segue que o símbolo natural do amor de Cristo é o seu Coração, representando e inspirando nossa espiritualidade, levando-nos à fonte do amor humano e divino de Jesus Cristo.

2º preâmbulo, ver o lugar: considerar o caminho se amplo, se extenso, se de um jeito ou de outro [202].

3º preâmbulo, pedir o que quero: conhecimento interno do Senhor que por mim se fez homem, para que mais o ame e siga [104].

PONTOS:
(no Princípio e Fundamento): De tal modo o Criador me ama com amor eterno que me faz existir! Por isso, reconhecimento e gratidão pelo que Ele me dá ser e fazer, para que eu o louve, reverencie e sirva!
(na Primeira Semana):Como de Criador se fez homem e como da vida eterna chegou à morte temporal e assim morreu por meus pecados [53]: Crucificado, ele está diante de mim, para que minha ingratidão e pecados não me façam cair no inferno!

(na Segunda Semana): Olhar e considerar o que fazem, como caminhar e trabalhar, para que o Senhor nasça na maior pobreza e, depois de tantos trabalhos, passando fome e sede, calor e frio, injúrias e afrontas, morra na Cruz. E tudo isto por mim. Em seguida, refletir sobre mim mesmo para tirar algum proveito espiritual [116].

(na Terceira Semana): Considerar como Nosso Senhor padece na humanidade, ou que quer padecer [195]. Com São João, olhar aquele que transpassaram, vendo o Peito aberto, o Coração manifesto, o Amor-até-o-fim revelado - até a última gota de sangue e de água! (Jo 19,33-37).

(na Quarta Semana): Deu-lhes a comer parte de um peixe assado e um favo de mel. Confiou as ovelhas a São Pedro, mas, antes, perguntou-lhe três vezes sobre a caridade, e lhe disse: “Pastoreia as minhas ovelhas” [306]. E enviou-os a pregar pelo mundo todo, dizendo: “Ide e ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Colóquio: como um amigo fala a seu amigo [53], recordar os benefícios recebidos pela Criação, Redenção e dons particulares, ponderando, com muito afeto quanto Deus nosso Senhor tem feito por mim (...) Daí refletir em mim mesmo, considerando com muita razão e justiça o que devo oferecer e dar de minha parte a sua divina Majestade, nesta altura da minha vida [234]. PAI NOSSO...

Revisão: Examinarei como me saí na contemplação ou meditação. Se mal, verei a causa de onde procede, e, quando a descobri, vou arrepender-me a fim de corrigir-me para o futuro. Se bem, agradecerei a Deus nosso Senhor. Procederei do mesmo modo da próxima vez [77].

Nenhum comentário: