quarta-feira, 11 de junho de 2008

Exposição de Ícones Sagrados

Com muita alegria nossa paróquia e cidade acolheram a exposição de ícones sagrados entre os dias 31/05 e 4/06 da iconógrafa Rosalva Trevisan Rigo. Em nossa paróquia os ícones foram expostos nos dias 31/05 e 01/06 no Santuário do Coração de Jesus nos Ingleses. A Sra. Rosalva Rigo é gaúcha, de Paraí, diocese de Caxias do Sul. Há muitos anos exerce o Ministério da Iconografia seguindo os cânones da tradição Russo-bizantina que vem desde o V século seguindo a técnica do Monge André Rublev.


Por que ícones?

Os ícones foram criados com o único propósito de oferecer acesso, através do portão do visível, ao mistério do invisivel. Os ícones são pintados para nos levar ao espaço interior de oração e nos aproximar do coração de Deus. Em contraste com a arte mais conhecida do Ocidente, os ícones são feitos segundo regras antiquíssimas. Suas formas e cores não dependem meramente da imaginação e do gosto do iconógrafo, mas são transmitidas de geração a geração, obedecendo tradições veneráveis. A primeira preocupação do iconógrafo não é tornar-se conhecido, mas proclamar o reino de Deus com sua arte. Os ícones são destinados a ocupar um lugar na liturgia sagrada e, assim, pintados conforme as exigências da liturgia. Como a própria liturgia, os ícones tentam nos dar um vislumbre do céu. (Henri J. M. Nouwen)

Rosalva Trevisan Rigo - Iconógrafa

Nasceu no ano de 1963 em Paraí - RS, onde reside. Licenciada em Educação Artistica, com habilitação em Artes Plásticas e especialização em Fundamentos Estéticos Metodológicos no Ensino da Arte. Estuda a técnica do afresco e sua restauração com o reconhecido mestre italiano Ângelo Gatto, em Castelfranco, Itália. Faz curso de Liturgia e Espaço Sagrado com a Arquiteta Regina Célli Machado no Seminário Diocesano em Chapecó, onde descobre o ícone, como um caminho espiritual, através da vida e obra de Cláudio Pastro.

Cursa Arte Sacra com o artista e mestre Cláudio Pastro. Conhece o Mosteiro Beneditino da Transfiguração em Santa Rosa - RS, onde encontra orientação espiritual e a paz necessária para escrever o ícone.
Estuda Liturgia no curso da Regional da CNBB em Santa Maria em Porto Alegre - RS. No instituto Solezin, em Veneza e na Abadia Ecumênica de Maguzzano - Bréscia - Itália cursa iconografia com o mestre iconógrafo italiano Giovanni Mezzalira. Na Abadia Ecumênica de Maguzzano aprende sobre pigmentos naturais, processo e técnicas de conservaçã com Sandro Baroni, restaurador e mestre da Academia de Belas Artes.

Na última década está a serviço do ícone segundo a tradição Russa Bizantina do V século, segue as normas, os cânones Liturgicos e a técnica do Monge André Rublev. Paralelamente ao seu trabalho como iconógrafa, tem proferido palestras e confêrencias sobre o Ícone em cursos de Liturgia, escolas, seminários, mosteiros e universidades no sul do Brasil







Nenhum comentário: