quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Verdade sempre liberta

A Verdade sempre Liberta

Não estou na verdade, quando me julgo superior aos demais; quando me considero inferior; quando me envaideço por ter coisas; quando pretendo e exijo, porque penso ser merecedor; quando só faço o bem que a lei exige; quando me mascaro, jogando sobre os outros a culpa das minha ações e omissões; quando ensino algo que não pratico; quando nego as limitações do meu ser e escondo os males que faço; quando não permito a liberdade de consciência ao outro; quando não aceito a verdade de mim mesmo, das minhas limitações físicas, psicológicas e espirituais; quando não incorporo na minha consciência as qualidades que estão em mim, como dons a serem desenvolvidos.
Não te submetas a ninguém a não ser sob e pela verdade. Põe a verdade acima de tudo. Verdade e hipocrisia são opostos. Vale a pena ser pobre por amor a verdade. Vale a pena ser manso e puro por causa da verdade. Vale a pena ser injuriado e perseguido para defender a verdade. Vale a pena derramar o próprio sangue para testemunhar a verdade.
A verdade está acima da própria imagem e da imagem de qualquer estrutura, de qualquer nação, de qualquer dever, de qualquer acordo. Aquele que mente para salvar a sua imagem, sua religião, seu partido é traidor de si mesmo, de sua igreja, de seu partido. Confessar o erro é sintoma de força, de amor e de verdade.
Os únicos extremismos que não são condenados são os da VERDADE, da VIDA e os do AMOR. Amor, vida e verdade se completam. A vida como a verdade brotam de toda e qualquer morte, de todas as desilusões, de todas as buscas e de qualquer caminhada. A verdade está com aquele que se perde. Deixa vestígios naquele que se doa e serve em quem se multiplica, solidariza e unifica. Ela está sempre ao lado do fraco e do necessitado, do oprimido e do sofredor. Ela certamente habita mais na criança que nasce e no velho que morre do que no adulto absorvido pelos seus afazeres hodiernos. Encontra-se mais no coração que chora do que na alma que ri.
Se nunca te opuseste ao mundo por acreditares nela, então, não sabes o que ela é. Se nunca ficaste só, por causa dela, não a experimentaste. Se nunca falaste algo pesado, duro, não te importando contigo mesmo, com as reações, críticas e conseqüências, então, ainda não a saboreaste.
Se um dia quiseres possuí-la, sacrifica tudo por ela. Ela se faz pessoa em ti, quando sentires o esvaziamento total de ti mesmo. Uma pessoa é totalmente autêntica se ama a todos e, em primeiro lugar, ama a verdade, porque aí estará verdadeiramente seguindo os Mandamentos da Lei. Na história conheço apenas uma pessoa que viveu a autenticidade total: Jesus Cristo de Nazaré. Certamente vale a pena arriscar a vida por ela.

Em minha vida quando fui verdadeiro e quando foi falso? Que conseqüências teve a minha verdade e minha falsidade para os outros? Conheço-me? Sempre que surge uma pessoa estranha em nossa frente e que nos parece “interessante” ela nos deixa “loucos” de curiosidade: Queremos saber quem ela é. Aí eu pergunto, será que este curioso se conhece?
Quando me conheço, entro na posse do meu ser profundo (de mim mesmo). Em conseqüência, descubro melhor as causas dos momentos de alta ou de baixa na minha vida atual.
Quando alguém procura descobrir o que Deus quer e espera dele numa situação concreta, convém, em primeiro lugar, deitar um olhar límpido sobre si mesmo, sem evasivas e com simpatia. Uma pessoa esclarecida vale o dobro. Se alguém se conhece bem, saberá comportar-se melhor em todas as situações e tornar-se verdadeiramente disponível para acolher a vontade de Deus.

Que resposta darias de ti mesmo, agora, se um repórter te entrevistasse e te perguntasse: “QUEM ÉS TU?” No teu passado: familiares, amigos. Numa relação mais íntima, as tuas decisões, os dons, feridas, limitações, talentos,...

O que colocarias hoje na tua carteira de identidade que te diferenciasse de todas as outras pessoas? Quais seriam os teus sinais digitais mais originais? Qual o pensamento ou frase que mais revela o seu ser? Como te sentes diante do futuro? medo de errar? insegurança? confiança? dúvida? alegria? certeza? ... Caso continuasses a ser o mesmo que és hoje, como serias daqui a dez anos? Onde estarias? Que farias? Durante esse tempo, o que terá mudado?
O que deverias esperar?

Nenhum comentário: