terça-feira, 1 de julho de 2008

Ano Paulino: 4 Momentos de Oração

Acabamos de começar o Ano Paulino, ano que comemoramos os 2000 anos do nascimento de São Paulo, o grande apóstolos dos gentios. Paulo levou a Boa Nova de Jesus Cristo a muitos povos, construiu e animou muitas Igrejas, revelou o Cristo a muitas pessoas. Seria muito bom se também nós durante este ano deixássemos Paulo conduzir nosso coração para mais perto de Jesus Cristo, levando-nos a descobrir quem somos aos olhos de Deus. “Somos transformados nessa mesma imagem, cada vez mais fúlgida, como obra do Senhor, o qual é Espírito.” (2Co 3:18).
A seguir apresentamos um roteiro de oração em que São Paulo nos guiará com os seus textos. Procuremos reservar algum momento tranqüilo do nosso dia para estes momentos onde encontraremos São Paulo e Jesus. Reservemos ao menos uma meia hora para cada momento de oração. Tranqüilizemos o nosso coração e peçamos que Deus nos dê a graça de conhê-Lo melhor e de conhecendo-nos melhor. Não tememos descobrir o que Deus fez ao nos criar. No momento em que nos toparmos com nosso ser, o ser que Deus fez, sentiremos uma grande alegria. Perceberemos que Deus nos deu um nome, o mesmo nome que Deus pronunciou ao nos tirar da não-existência para a existência. Peçamos a graça de poder ouvir Deus pronunciar esse nome. Só Ele, que nos criou e que nos conhece totalmente pode nos revelar o que somos e buscamos. Anotemos depois de cada momento aquilo que foi mais significativo.

1º Momento: Quem sou para Deus-Pai que me criou?
Texto: Ef 1: 3-14
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos cristãos de Éfeso e aos que crêem em Jesus Cristo. A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade, para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo. Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.

Relaxar. Contemplar Deus abençoando-me.
Graça: Que me conheça, por dentro, como Deus que me abençoa, me conhece.
Pontos: Ler pausadamente algumas vezes Ef 1:3-14. Descobrir lá, o que Deus afirma de ti: “Bendito seja Deus ...”
a) “Nos cumulou de toda espécie de bênçãos espirituais em Cristo” O que isso significa para ti?
b) “Me escolheu nele, antes da criação do mundo”.
c) “Para sermos santos e imaculados diante dele “. Que é ser santo?
d) “Nos predestinou, num ato de amor...” Quem sou ?
e) “Deus nos manifestou o mistério de sua ...” O que isso te diz ?
Saboreie o bolo saído das mãos de Deus: és tu.

TEXTOS complementares:
Rm 8,28-30; / 1Cor 3,18; 15,49; / Cl 1,15

2º Momento: Quem sou para o Verbo feito Homem?
Texto Rm 8:28-30
Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.

Relaxar. Ouvir Cristo falando-te o que tu és.
Graça: Que me conheça como Cristo me conhece. Que saiba quem sou por dentro, como Cristo.
Pontos: Descobrir, em Rm 8:28-30 o que Paulo tem a te revelar sobre o modo como o qual Cristo te olha.
Exercício da contagem regressiva até o momento em que Deus nos elegeu para à existência cristã. Que nome Ele pronunciou?
Conforme o que Cristo afirma de si? O que você diria a um repórter que lhe perguntasse sobre sua identidade? Qual seria a sua resposta? Tente descobrir algo de negativo sobre si nos lábios de Deus. O Pai ama o que Ele fez. Precisamente, lhe ama porque Ele lhe fez imagem de Seu Filho. Por isso, vamos agradecer a Deus pelas maravilhas que ele fez. Converse com Deus, com Jesus e com São Paulo sobre seus sentimentos, agradecendo primeiramente o dom da criação.

3º Momento: Quem sou para o Espírito Santo?
Texto: Rm 8:9-26
Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação. Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós. Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos. Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.

Relaxar . Imaginar uma bela igreja, por exemplo a de Aparecida.
Graça: Que eu me conheça, por dentro, como o Espírito Santo me conhece. Que descubra, em mim, o doce hóspede que habita dentro de mim.
Tente descobrir o que o Espírito Santo afirma sobre si neste textos.
Descobrir sua grandeza e dignidade partindo das palavras de São Paulo.
Siga as mesmas indicações das contemplações anteriores.
Textos complementares: Ef 4, 30-32; Ef 3, 16; Ef 5, 18

4º Momento: Sou morada e tenda do Espirito Santo.
Texto: 1Cor 2:10-16
Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém. Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

Roteiro: Experimente, segundo indicações anteriores, sentir o que o Espírito Santo lhe revela nas palavras de São Paulo.
Exercício: Faça uma contagem regressiva e perceba que Deus está presente. Tranqüilize-se para ouvir o que o Espírito Santo disse ao criar você, seu templo vivo. Que palavra pronunciou?
Conduta: Como devemos ser ? Como devemos tratar o próximo e a nós mesmo ? Se somos templos do Espírito Santo, é lógico que devemos agir como templos do Espírito Santo. Temos a dignidade de sermos templos e habitação do Espírito de Deus. Nossa dignidade se confunde com a dignidade do Espírito Santo. Consequentemente, tua conduta deve assemelhar-se à do Espírito Santo. Do ser, ao sentir. Do sentir, ao agir.

São Paulo, valei-nos! São Paulo, rogai por nós!

Nenhum comentário: